Todos os planetas no sistema solar têm influência sobre a vida humana. No momento do seu nascimento, se encontravam numa certa posição no céu, posição determinada por fatores precisos. Se você consultar uma tabela de posições planetárias, para o ano do seu nascimento, poderá saber quais os signos do zodíaco ocupados por cada um dos planetas.

A gravidade impõe aos planetas um determinado curso regular à volta do Sol. Tradicionalmente cada um deles influencia pelo menos um signo do zodíaco e tem os seus próprios atributos. Astrologicamente, o Sol e a Lua são considerados planetas, embora nenhum deles o seja no sentido estrito da palavra. Antigamente, o Sol, a Lua, Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno eram já conhecidos e cada um adquiriu gradualmente um conjunto de caraterísticas fixas. Mercúrio, foi associado com um certo tipo de conhecimento hábil. Marte era relacionado com a violência e a guerra, Júpiter com a sua natureza de dominador dos homens, Saturno era o Deus algo cruel e abúlico. Desde o século XVII que Urano, Neptuno e Plutão são conhecidos e, por consequência, são considerados planetas relativamente modernos. Se movem muito lentamente através do zodíaco, devido ao seu afastamento.

Apenas vamos considerar importantes alguns dos planetas, porque os outros não relacionam diretamente com associações pessoais ou com o modo de reação das pessoas quando apaixonadas. Vénus tem uma influência significativa na capacidade de dar e receber amor e afeição. Se revela com maior intensidade quando se encontra no touro ou na libra. Marte tem um efeito definido na reação sexual do homem e da mulher. A sua maior força se revela no áries ou no escorpião. Pode encontrar facilmente as posições de ambos estes planetas, na altura do vosso nascimento, consultando tabelas de posições planetárias.

Sempre que se menciona Urano ou Neptuno é para os ligar sobretudo com o aquário, que é influenciado por Urano, e com os Peixes, influenciados por Neptuno. As pessoas que têm como signo solar ou ascendente quer o aquário, quer os peixes serão mais fortemente influenciadas pelas posições desses planetas do que qualquer outra. Estes dois planetas se mantêm num signo do zodíaco por muitos anos —aproximadamente sete para Urano e até quatorze para Neptuno. Por conseguinte, muitas pessoas tinham aqueles planetas no mesmo signo aquando do seu nascimento. A não ser no caso do signo que contém um dos planetas, também conter o Sol ou de ascender no momento do nascimento, os seus efeitos devem ser considerados apenas em geral. Urano pode acarretar mudanças bruscas e violentas. Neptuno é conhecido pela sua recetividade e abstração.

Embora os restantes planetas se não relacionem diretamente com relações amorosas, é importante que se dê conta do significado astrológico do Sol, da Lua, de Mercúrio, Júpiter, Saturno e Plutão. Visto que qualquer dos planetas em qualquer dos signos tem a sua influência.

Além disso, sabe-se quais os planetas que influenciam os diferentes signos e qual signo em que são predominantes. Esta antiga tradição astrológica significa que um planeta tem sempre influência importante e positiva quando se encontram no seu signo predominante.

os planetas e os signos

Sol

O Sol é o planeta com influência no Leão e as palavras-chave que exprimem o seu significado astrológico são: poder, vitalidade e auto confiança. Este planeta predomina no áries. O Sol é o habitante mais importante do sistema solar, tanto para os astrónomos como para os astrólogos, visto ser o centro de toda a vida e de toda a força. O signo em que estiver o Sol na altura do nascimento influenciará o caráter da pessoa muito profundamente. Isto é um fato astrológico que toda a gente conhece, porque depende, evidentemente, da data do nascimento de cada um. Se o Sol estiver, por exemplo, no áries quando a pessoa nasce, a pessoa pertencerá a esse signo. A astrologia popular, publicada na imprensa, começou nos anos 30, antes disso, o signo mais importante do horóscopo pessoal era o ascendente, que tinha de ser calculado matematicamente.

O Sol tem grande influência sobre a sua imagem — os aspetos que você apresenta ao Mundo. Quando se lê a descrição do signo solar, é essencial não esquecer que as caraterísticas apontadas são suscetíveis de modificação radical, devido aos efeitos do seu signo ascendente. Basicamente, você é uma combinação do seu signo solar e do seu signo ascendente, acrescidas as influências de todos os outros planetas, nos respetivos signos do zodíaco.

Se o Caranguejo for o seu signo solar, por exemplo, e você ler uma lista das vinte características atribuídas ao Caranguejo, você concluirá provavelmente que realmente possui cerca de oito como elementos do seu caráter e talvez mais duas ou três não lhe ficassem mal. Se, contudo, você tiver nascido ao nascer do Sol, o seu signo ascendente e o seu signo solar serão os mesmos e, consequentemente terá força adicional, lhe conferindo mais algumas das caraterísticas. Se você tiver nascido sob a influência do Sol, que influencia Leão, será provavelmente um ambicioso, um trabalhador infatigável, uma pessoa com uma vontade forte de vencer.

Lua

Astrologicamente, a lua é o planeta que influencia o câncer. As suas palavras chave são reação, o instinto e a flutuação. É predominante no Touro. É o segundo corpo celeste mais importante e afeta coisas como o encher e o vazar das marés e as emoções do comportamento no sentido das pessoas. Mas a Lua se move de um signo do zodíaco para outro tão depressa que se torna impossível fornecer tabelas simples da sua posição no céu no momento do nascimento de cada um. Confere às pessoas certos traços que são frequentemente atribuídos à hereditariedade, porque se refere e relaciona com as mães e reforça caraterísticas de personalidade dela herdados.

Já que a Lua muda de signo todas as sessenta horas, é o mais pessoal dos planetas, atravessando todos os signos do zodíaco em 28 dias, ou seja, um mês lunar. Depois do sol e os signos ascendentes, é ela o fator mais importante num mapa de nascimento. Os astrólogos que interpretam um mapa, referir-se-ão constantemente à sua posição e ao modo como ela é afetada pelos aspetos e pelas relações entre os planetas e a Terra. Se sofrer o impacto das relações negativas com outros planetas, o indivíduo pode sofrer uma infância infeliz e ter uma mãe que não se preocupa com ele ou pode acontecer o oposto. Se o Sol e a Lua formam um aspeto triplo, o que é uma relação planetária positiva, a vida familiar poderá ser excelente. Contribuindo assim para o desenvolvimento da bem formada psique do indivíduo.

Se você tiver nascido sob o signo do Caranguejo, a Lua desempenhará um papel importante no desenhar da sua personalidade. Talvez você sinta frequentemente o desejo de mudar de profissão ou de residência, visto ter nascido sob a influência de um dos planetas mais mutáveis. A Lua, pode torná-lo quer um indivíduo extremamente simpático, quer um indivíduo tacanho.

Mercúrio

Mercúrio, influencia os Gêmeos e Virgem, a sua palavra chave é a comunicação, tanto mental como física. Visto estar colocado entre o Sol e a Terra, Mercúrio aparece sempre perto do Sol, no céu, e nos mapas dos astrólogos, deve ficar sempre ou no mesmo signo que o Sol, ou no precedente ou no seguinte. Se o seu signo solar for o áries, por exemplo, mercúrio estará ou nos peixes, ou no touro, ou, claro, no áries.

Mercúrio é um dos planetas mais sensíveis e o ajuda a comunicar com as outras pessoas. Influencia o seu desejo de aprender e frequentemente fá-lo sentir a vontade de viajar ou o desejo de não sair de casa. Se mercúrio estiver no caranguejo, você é suscetível de ser muito sentimental.

Vênus

Vênus é o planeta dominante na vida dos que nasceram sob os signos touro e libra. A sua palavra chave é a harmonia. Este planeta ou ocupa o mesmo signo que o Sol, no mapa de nascimento, ou fica dois signos à frente ou atrás dele. Vênus foi sempre considerado como um planeta feminino e tradicionalmente chamado “o menos benéfico”. Vênus é conhecida como a deusa do amor e da beleza. Além disso, é associada com sentimentos, com a ânsia de associações harmoniosas e com a apreciação de arte, poesia e música.
Os indivíduos mais influenciados por Vênus têm relações pessoais felizes, são de natureza afável e gostam dos confortos humanos. Se devem precaver contra a preguiça e a indecisão.

Marte

Marte influencia áries, e as suas palavras chave são energia e iniciativa. É predominante no capricórnio. Há muito que este planeta é associado com a agressão e a guerra. Os indivíduos mais influenciados pela posição de Marte podem controlar estas forças destrutivas e canalizá-las para formas positivas tais como a ambição e a auto confiança. Nas relações amorosas, Marte influencia diretamente as reações sexuais das pessoas.

Marte é o planeta dominante dos nascidos sob o signo de áries. Em consequência, os impele frequentemente a tomar iniciativa em situações variadas. É provável, que contribua para o seu amor, liberdade e franqueza e pode lhes conferir grande energia para alcançar os seus objetivos na vida. Se Marte for influente demais, o egoismo e a irreflexão virão à superfície.

Júpiter

Júpiter influencia sagitário e a sua palavra chave é a expansividade. É predominante no caranguejo e até à descoberta de Neptuno também influenciava os Peixes.

Algumas vezes, Júpiter é mencionado como “o mais benéfico”, porque pode exercer uma influência extremamente benéfica. Contudo, se influenciar em demasia, pode tornar as pessoas otimistas e pouco realistas ou ainda “amadores de partidinhas”. É este planeta que nos dá a iniciativa e a tendência para correr riscos. Também é associado com o gosto generalizado pela vida.

Quando Júpiter entra em contato com outros planetas num mapa de nascimento dum indivíduo, essa pessoa terá, normalmente, um período positivo e produtivo na sua vida. É normalmente uma ocasião em que surgem boas oportunidades, de que se deve tirar partido.

Saturno

Saturno influencia o capricórnio e a sua palavra chave é a limitação,  predominante na libra. A posição de Saturno na altura do nascimento, indica habitualmente a área da vida em que é possível ver e defrontar dificuldades.

Há doze casas e doze signos no mapa de nascimento. Se Saturno estiver colocado na primeira casa, que representa a saúde, talvez indique uma certa fraqueza fisiológica, se estiver na segunda, que representa o dinheiro e os bens, talvez indique que a pessoa tenha que trabalhar muito para ter êxito, porque poucos ou nenhuns ventos de fortuna soprarão do seu lado.

Quando Saturno forma aspetos positivos, contribui para a estabilidade. Quando entra em contato com outros planetas, no mapa de nascimento, indica mudanças importantes a longo prazo ou realça planeamentos a longo prazo.

Urano

Urano influencia o aquário e a sua palavra chave é a mudança, quer destrutiva, quer súbita. Predomina no escorpião. É um dos planetas modernos e foi descoberto em 1784, na altura da Revolução Industrial Europeia, quando alterações radicais se processaram em quase todas as esferas da vida.

Visto que Urano está longe do Sol e leva 7 anos a passar cada signo do zodíaco, a sua influência se verifica mais sobre gerações do que sobre indivíduos. É importante a sua influência nos horóscopos dos indivíduos pertencentes ao signo de aquário, todavia, contribui para a sua natureza humanitária, amigável, independente e para a sua força de vontade.

Este planeta é frequentemente associado com acontecimentos trágicos, com o inesperado e com a ciência, nomeadamente as invenções mecânicas e a eletricidade.

Neptuno

Neptuno influencia os peixes e a sua palavra chave é falta de clareza. É predominante em Leão. É um dos três planetas modernos e foi descoberto em 1846, devido aos seus efeitos gravitacionais sobre Urano. Como leva cerca de 14 anos para atravessar um signo, nunca dá a volta completa ao zodíaco, durante a vida de um indivíduo.

A influência positiva de Neptuno sobre as pessoas do signo peixes, se revela na sua natureza idealista, sensível e imaginativa. Além disso, estes indivíduos são muitas vezes artisticamente criativos. Se formar aspetos negativos, este planeta, pode enfraquecer a personalidade e fazer emergir traços negativos como a desonestidade, a indecisão e a leviandade. A sua influência sobre toda uma geração pode significar renúncia, muitas formas de catástrofe e agitação nervosa.

Plutão

Plutão, descoberto em 1930 parece influenciar o escorpião, embora exista uma forte influência de Marte sobre aquele signo. A sua palavra chave é a eliminação e não se sabe qual o signo em que predomina.

Plutão se mantém no mesmo signo durante muitos anos, portanto, as pessoas vivas tê-lo-ão ou nos gêmeos, câncer, leão, virgem ou na libra. Os que tiverem Plutão nos gêmeos serão muito idosos. O planeta entrou na libra em 1971. Os astrólogos não dão muita importância quando interpretam um mapa de nascimento, a não ser que o cliente tenha o escorpião como signo solar ou ascendente. Em geral, a sua influência é impessoal, se estendendo sobre gerações inteiras muito mais do que afetando especificamente as vidas dos indivíduos. Plutão pode ajudar a desenvolver um bom sentido comercial, assim como ajudá-los a lidar com mudanças impostas e com desorganizações.